28ª Reunião Ordinária
Publicada em: 14/05/2012

PRINCIPAIS DISCUSSÕES/DELIBERAÇÕES:

 

REVISÃO DO REGIMENTO INTERNO DO GMP:

As sugestões de alteração foram lidas, discutidas e incorporadas ao novo texto que foi aprovado. O novo regimento interno terá o encaminhamento interno, pela coordenação, com vistas à sua publicação.  A APROMAC registrou ressalva quanto à supressão do art. 22 defendendo à possibilidade do grupo adotar tecnologia de gravação das reuniões caso esta tecnologia se torne acessível.

 

REVISÃO DO PLANEJAMENTO DO GMP: 

O Representante do Sindicom apresentou uma proposta de abordagem metodológica para tratar o planejamento. 

A Representante da ABEMA ressaltou o problema da alta rotatividade de pessoal nos órgão de meio ambiente e informou que das pessoas capacitadas pelas ações do GMP desde 2008 apenas 10% a 20% continuam nos órgãos de origem. 

A Representante da APROMAC lembrou a importância da divulgação da Resolução CONAMA 362/2005 não só para o público afeto ao tema, mas também para o público em geral.

O Representante do Sindilub ressaltou que o trabalho pode ser fortalecido junto aos municípios aproveitando a relevância dos distribuidores para a economia local. 

A representante da ANAMMA/Kátia Perobelli citou a relevância do Ministério Público Estadual junto aos municípios e afirmou que este pode ser um interlocutor para a implementação da Resolução CONAMA 362/2005. 

O Representante José Alberto /Sindirrefino ressaltou que o planejamento deve se iniciar em um nível macro de linhas de atuação para depois gerar um detalhamento maior. Sugeriu ainda que essa linha macro se baseie em três eixos: monitoramento, divulgação e fiscalização para um período de 03 anos, com o detalhamento maior do primeiro ano e revisões subsequentes sempre no último trimestre do ano. 

O grupo acatou a sugestão do Representante do Sindirrefino e como encaminhamento deste item de pauta decidiu-se formar subgrupo composto pelos Representantes: Giancarlo Passalacqua, Eduardo Carmo, José Alberto Santos, Manoel B. de Paula, Celma Alves dos Anjos e Kátia Perobelli. O Subgrupo deverá se reunir no Rio De Janeiro no dia 14/11/2012 com o objetivo de preparar documento contendo o planejamento das ações do GMP para os próximos 03 anos.

 

PARTICIPAÇÃO DA ABRARC NO GMP: 

O Representante do Sindirrefino fez esclarecimentos sobre as prerrogativas legais dos sindicatos na representatividade da respectiva categoria econômica dentro de sua base territorial.  Como Sindirrefino tem legitimidade “nacional”, asseverou que a ele compete a categoria econômica, em fórum judicial ou administrativo.   

Porém, afirmou não se opor à participação da ABRARC no GMP desde que na qualidade de ouvinte. 

O representante da APROMAC fez relato do histórico de solicitações de participação no GMP destacando a caso do Sinderepa que não é membro efetivo por não estar regularizado como sindicato nacional. Destacou ainda que a ABRARC tem plenos direitos de acompanhar o GMP mas na condição de ouvinte, sem direito a voto. 

O colegiado decidiu aceitar a participação da ABRARC na condição de ouvinte, sem direito a voto ou sugestões de pauta, podendo eventualmente ser convidada a se retirar de uma reunião, caso a maioria dos integrantes do GMP considere que o assunto em pauta exige sigilo.

Data: 12/11/2012

Hora: 09:00 - 17:00

Local: Brasília/DF

Vagas: 0

Outras Atividades

Novembro 2013

Setembro 2013

Junho 2013

Abril 2013

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Abril 2012

Março 2012

Novembro 2011

Setembro 2011

Junho 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Janeiro 2010

Setembro 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Abril 2008