ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES - PNRS E RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005
Publicada em: 23/03/2015

Encontro Técnico Belém/PA

30 de janeiro de 2015

Logística Reversa do óleo lubrificante usado

 

Belém sedia Evento sobre:

LOGISTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES PÓS-CONSUMO.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente - ABEMA e o Sindicato representativo da coleta de óleos lubrificantes usados ou contaminados fizeram realizar no dia 30 de janeiro de 2015, na cidade de Belém, nas dependências do Auditório do SEMAS, um encontro técnico para discussão do tema.

O evento decorreu do interesse recíproco na manutenção e aumento da coleta do óleo usado no estado do Pará em conformidade com a Resolução Conama 362/2005.

Estiveram presentes ao Encontro a Dra. Carmem Níquel, representante da ABEMA no Grupo de Monitoramento Permanente da Resolução Conama 362/2005 o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará, autoridades de municípios circunvizinhos, técnicos da área de licenciamento e fiscalização do Órgão Ambiental local. 

O Encontro que contou com a presença de 71 participantes, entre técnicos das Secretarias Municipais e Entidades privadas, ligadas ao comércio e utilização de óleos lubrificantes.  Teve por finalidade, difundir o princípio que preside a logística reversa dos lubrificantes pós-consumo, e a necessidade de engajamento das autoridades municipais visando o atendimento das metas de coleta, fixadas pela Portaria Interministerial MMA/MME 59/2012.  

A logística reversa dos lubrificantes, além de cumprir as normas ambientais, contribui para a redução da importação de petróleo leve utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo e, principal matéria prima do óleo lubrificante acabado, reduzindo a dependência das importações.

 

* As apresentações estão disponíveis para download, abaixo:

Data: 30/01/2015

Hora: 08:00 - 17:00

Local: Belém/PA

Vagas: 0