1ª Oficina Nacional
Publicada em: 14/06/2012

O Grupo de Monitoramento Permanente - GMP realizou no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, nos dias 24 e 25 de setembro de 2009 a 1ª Oficina Nacional de Capacitação para a aplicação da Resolução 362/2005, do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, que trata da destinação de óleos lubrificantes usados e/ou contaminados e contou com a presença de 119 participantes.

O evento foi promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais - SINDIRREFINO, através de convênio com a Associação Brasileira de Órgãos Estaduais de Meio Ambiente - ABEMA, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANAMMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, além dos Ministérios do Meio Ambiente - MMA e o de Minas e Energia - MME.

Além dos representantes do GMP, integraram ao evento, técnicos de órgãos do meio ambiente dos Municípios e dos Estados brasileiros que discutiram a Resolução do CONAMA que prevê aos fabricantes e distribuidores de óleos lubrificantes utilizados em motores de veículos sejam responsáveis pela destinação correta do material.

A interpretação da Resolução 362/05 do CONAMA já foi tema de quatro Oficinas Regionais, todas em 2008, com o objetivo de atender todas as regiões brasileiras e teve a participação de mais de 300 pessoas nas oficinas regionais. Todas as edições contaram com a participação dos técnicos de órgãos ambientas dos Municípios e dos Estados brasileiros. A primeira foi realizada em Goiânia/GO, no mês de abril, para os Estados das regiões Norte e Centro-Oeste. A segunda edição foi realizada em Natal/RN, em julho, atendendo a região Nordeste do país. Em setembro aconteceu a terceira edição do evento, voltada para a região Sul, realizada em Florianópolis/SC. A quarta edição, que aconteceu na cidade de São Paulo/SP, e foi voltada para os Estados da região Sudeste e também em São Paulo aconteceu a primeira Oficina Nacional.

Data: 24/09/2009

Hora: 00:00 - 00:00