04º Encontro Setorial
Publicada em: 14/05/2012

No dia 18 de abril de 2012, foi realizado o 4ª Encontro Setorial, das 14h00 às 17h00, nas dependências da Federação das Indústrias do Pará – FIEPA.

Após as apresentações dos objetivos do encontro pelo GMP e dos setores ali representados: Conselho Temático do Meio Ambiente da FIEPA/PA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA/PA, diversos municípios, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Pará - SINDIFERPA, Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará – Sindicombustíveis/PA, o destaque foi feito para os novos índices de coleta da Portaria Interministerial nº 59, 17 de fevereiro de 2012, emitida pelo MMA e MME a serem alcançados, em especial na Região Norte.

Os principais problemas locais que dificultam a coleta apresentados foram:

A) falta de fiscalização, e o pouco conhecimento sobre a Agencia Nacional de Petróleo – ANP;

B) o valor pago pelo OLUC para outras finalidades que não o Rerrefino;

C) cultura ingênua e de má fé;

D) geradores de transporte por navegação fluvial; E) licenças ambientais com objeto/descrição genérica;

Data: 18/04/2012

Local: Belém/PA