ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES - PNRS E RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005
Publicada em: 22/04/2014

Encontro Técnico Duque de Caxias/RJ

13 de maio de 2014

Logística Reversa do óleo lubrificante usado

A Secretaria do Meio Ambiente de São João do Meriti/RJ, na pessoa do seu Secretário Zilto Bernardi Freitas, com a colaboração da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, por sua Regional Área II Duque Caxias, na pessoa do Gerente Jorge Cardia Migon; as Entidades – ABEMA, ANAMMA e os Sindicatos representativos da Produção e Distribuição de óleos lubrificantes acabados, Reparação de Veículos e Coleta e Rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, fizeram realizar no dia 13 de maio um encontro técnico para discussão do tema.

O evento decorreu do interesse recíproco na manutenção e aumento da coleta do óleo usado no estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes ao Encontro a Sra. Sabrina Gimenez de Andrade, Diretora Substituta de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, e diversos Secretários de Meio Ambiente, das cidades que integram a Baixada Fluminense, destacando-se:  Duque de Caxias,  Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu, Guapimirim.

O Encontro que contou com a presença de 77 participantes, entre técnicos das Secretarias Municipais e Entidades privadas, ligadas ao comércio e utilização de óleos lubrificantes.  Teve por finalidade, difundir o princípio que preside a logística reversa dos lubrificantes pós-consumo, e a necessidade de engajamento das autoridades municipais visando o atendimento das metas de coleta, fixadas pela Portaria Interministerial MMA/MME 59/2012.

A logística reversa dos lubrificantes, além de cumprir as normas ambientais, contribui para a redução da importação de petróleo leve utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo e, principal matéria prima do óleo lubrificante acabado, reduzindo a dependência das importações.

* Todas as palestras estão disponíveis para download, logo abaixo

Data: 13/05/2014

Local: Duque de Caxias/RJ