ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES - PNRS E RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005
Publicada em: 24/01/2014

Encontro Técnico Santo André/SP

12 de março de 2014

Logística Reversa do Óleo Lubrificante Usado

 

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Secretaria do Meio Ambiente do Município de São Bernardo do Campo e as Entidades – ABEMA, ANAMMA e os Sindicatos representativos da Produção e Distribuição de óleos lubrificantes acabados, Reparação de Veículos e Coleta e Rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, fizeram realizar no dia 012 de março, um encontro técnico para discussão do tema.

O evento decorreu do interesse recíproco na manutenção e aumento da coleta do óleo usado no estado de São Paulo, em conformidade com o Termo de Compromisso de Responsabilidade pós-consumo, firmado para esse fim.

Estiveram presentes ao Encontro a Dra. Zilda Maria Veloso, Diretora  de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, o Dr. João Ricardo Guimarães Caetano,  Secretário do Meio Ambiente do município de São Bernardo do Campo e autoridades municipais de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O Encontro que contou com a presença de 109 participantes, entre técnicos das  Secretarias Municipais  e  Entidades privadas,   ligadas  ao comércio e utilização de óleos lubrificantes.  Teve por finalidade, difundir  o princípio que preside a logística reversa dos lubrificantes pós-consumo, e a necessidade de engajamento das autoridades municipais visando o atendimento das metas de coleta, fixadas pela Portaria Interministerial MMA/MME 59/2012.  

A logística reversa dos lubrificantes, além de cumprir as normas ambientais, contribui para a redução da importação de petróleo leve utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo e, principal matéria prima do óleo lubrificante acabado, reduzindo a dependência das importações.

 

* Todas as palestras estão disponíveis para download, logo abaixo.

Data: 12/03/2014

Hora: 08:00 - 17:00

Local: Santo André/SP

Vagas: 0