ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES - PNRS E RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005
Publicada em: 19/02/2013

Encontro Técnico Curitiba/PR

05 de março de 2013

Logística Reversa do óleo lubrificante usado

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná e as Entidades – ANP, ABEMA, ANAMMA e os Sindicatos representativos da Produção e Distribuição de óleos lubrificantes acabados, Reparação de Veículos e Coleta e Rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, fizeram realizar no dia 05 de março, o primeiro encontro técnico para discussão do tema.

O evento decorreu do interesse recíproco na manutenção e aumento da coleta do óleo usado naquele estado, em conformidade com o Termo de Compromisso de Responsabilidade pós-consumo, firmado para esse fim.

Estiveram presentes ao Encontro o Dr. Carlos Garcez, representando a Coordenadoria de Resíduos Sólidos da SEMARH/PR, o Deputado Estadual Raska Rodrigues e demais autoridades, que enfatizaram a necessidade de se ampliar os atuais índices de coleta de óleo usado no estado, restaurando a marca registrada em 2008 da ordem de 47,0% em relação  volume de óleos lubrificantes comercializados no Estado.

O Encontro que contou com a presença de 116 participantes, entre técnicos do IAP, SENAI, SESI, Secretarias Municipais e Entidades privadas, ligadas ao comércio e utilização de óleos lubrificantes, buscou difundir o princípio que preside a logística reversa dos lubrificantes pós-consumo, e a necessidade de engajamento das autoridades municipais visando o atendimento das metas de coleta, fixadas pela Portaria Interministerial MMA/MME 59/2012 e ratificados pelos signatários do Termo de Compromisso.

A logística reversa dos lubrificantes, além de cumprir as normas ambientais, contribui para a redução da importação de petróleo leve utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo e, principal matéria prima do óleo lubrificante acabado, reduzindo a dependência das importações.

Logo abaixo, disponível download de todas as palestras.

Data: 05/03/2013

Hora: 08:00 - 17:00