24º ENCONTRO NACIONAL DA ANAMMA e ENCONTRO ESTADUAL DE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES PÓS-CONSUMO
Publicada em: 16/06/2015

Encontro Nacional da Anamma

Painel Especial 1:

Rerrefino de Óleo Usado.

O Pioneirismo da Atividade de Logística Reversa.

23 a 25 de Junho de 2015

Campinas – Estado de São Paulo.

 

Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas.

Organiza o Encontro Nacional da ANAMMA.

 

Campinas sediou no último (23 a 25) de junho o Encontro Nacional da ANAMMA, evento organizado pela Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável daquela cidade em concurso com a Prefeitura Municipal de Campinas e a Diretoria Nacional da Anamma.

A finalidade do encontro foi a discussão de temas de interesse da Associação Nacional com a seguinte programação:  No dia 24, foram realizadas quatro mesas temáticas:  Gestão de Resíduos Sólidos, Financiamento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica, e A Cidade que Temos e a Cidade que Queremos.No dia 25, aconteceram mais duas mesas temáticas: Oportunidades na economia de baixa intensidade de carbono frente às mudanças climáticas Agrotóxicos no Brasil: desafios para os municípios. As mesas contaram com as falas de especialistas, seguidas de debate público.

Da extensa programação constaram ainda dois Painéis Especiais: (i) A atuação da gestão ambiental à luz da Lei Complementar 140/2011 e (ii) o PAINEL ESPECIAL 1, que teve como tema o Rerrefino de Óleo Lubrificante Usado – O Pioneirismo em Logística Reversa.

A apresentação sintética desse assunto ficou a cargo do Diretor Executivo Walter Françolin do SINDIRREFINO. A mesa do Painel Especial 1, foi Mediada pela Engenheira Química Carmem Niquel, representante da ABEMA no GMP da Resolução Conama 362/2005.  Participaram dos debates os seguintes: Will Sandes Melo, do Ministério do Meio Ambiente; Ruy Ricci, Diretor Executivo do Sindicato Interestadual da Revenda Atacadista de Óleos Lubrificantes – SINDILUB; Giancarlo Passalacqua, Gerente de Lubrificantes do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – SINDICOM; a tecnóloga Celma Alves dos Anjos, representante da Anamma no GMP; Dr. Hassan Sohn, Consultor Jurídico da Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte – Estado do Paraná – APROMAC, entidades integrantes do Grupo de Monitoramento Permanente da Resolução Conama 362/2005. 

O evento decorreu do interesse recíproco na manutenção e aumento da coleta do óleo usado no estado de São Paulo e o atendimento do Termo de Cooperação Técnica existente entre a ANAMMA e o Sindirrefino com vistas à difusão e ampliação do sistema de coleta de óleo usado na forma da Resolução Conama 362/2005.

Estiveram presentes ao Encontro o Sr. Dr. Pedro Wilson Guimarães, Presidente da Anamma; a Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patricia Iglécias; o Prefeito do Município de Campinas, Jonas Donizette; o Secretário do Meio Ambiente de Campinas, Rogério Menezes, e diversos Secretários municipais de Meio Ambiente das seguintes cidades: Recife, Olinda, Goiânia, Charqueado/RS, Maceió, Duque de Caxias/RJ, Ilha Bela/SP, São Bernardo do Campo/SP, além de outros.

O Encontro que contou com a presença de 171 participantes, entre Secretários e técnicos das Secretarias Municipais e Entidades privadas, ligadas  ao comércio e utilização de óleos lubrificantes,  foi um preparativo em relação à futura discussão para Revisão das Metas/Piso de Recolhimento, conforme Portaria Interministerial a ser editada pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Minas e Energia e que se encontra em fase de discussão.   

A logística reversa dos lubrificantes, além de cumprir as normas ambientais, contribui para a redução da importação de petróleo leve utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo e, principal matéria prima do óleo lubrificante acabado, reduzindo a dependência das importações.

Data: 23/06/2015

Hora: 18:00 - 18:00

Local: Campinas/SP

Vagas: 0